Elementos finitos
Elementos Finitos aplicados à mecânica:
*Capa;
*Contracapa;
*Introdução;
O objetivo é explicar como e para que serve a aplicação dos elementos finitos á mecânica, seu conceito e softwares que são mais utilizados neste meio. *Desenvolvimento;
Os diferentes problemas físicos que são encontrados nas ciências e nas engenharias são descritos matematicamente na forma de equações diferenciais ordinárias e parciais. A solução correta habitual é fruto de um método de solução analítica encontrada pelo meio de métodos algébricos e diferenciais aplicados a geometrias e condições de contorno particulares; a aplicação generalizada dos métodos analíticos para diferentes geometrias e condições de contorno torna inexecutável ou até mesmo impossível à aquisição de soluções analíticas exatas. O chamado Método dos Elementos Finitos (MEF) consiste em diferentes procedimentos numéricos que aproximam a solução de problemas de valor de fronteira descritos de tal maneira por equações diferenciais ordinárias quanto por equações diferenciais parciais através da subdivisão da geometria do problema em elementos menores, nos quais a aproximação da solução exata pode ser obtida por interpolação de uma solução aproximada.
O MEF foi originalmente concebido pelo matemático Courant à época da 2ª guerra mundial através da publicação de um artigo em 1943. Como nessa época ainda não haviam sido desenvolvidos computadores capazes de realizar uma grande quantidade de cálculos matemáticos, o método matemático foi ignorado pela academia durante vários anos. Na década de 1950 engenheiros e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento de aviões a jato na Boeing iniciaram os primeiros trabalhos práticos no estabelecimento do MEF aplicados à indústria aeronáutica. M. J. Turner, R. W. Clough, H. C. Martin e L. J. Topp publicaram em 1956, um dos primeiros artigos que delinearam as principais ideias do MEF, entre elas a formulação matemática dos elementos e a montagem da matriz de elementos.