Artrite
A artrite é uma inflamação articular que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura. Em geral, seu tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas, em alguns casos, pode-se recorrer à cirurgia.
A artrite pode ser causada por um traumatismo, excesso de peso, alimentação, desgaste natural da articulação ou devido a uma alteração no sistema imune de indivíduos pré-dispostos a tal. Ela pode ser classificada como artrite reumatoide, artrite séptica, artrite psoriática, artrite gotosa (gota) ou artrite reativa, dependendo da sua causa.
Sintomas de artrite
Os sintomas da artrite são: Dor nas articulações afetadas Inchaço nas articulações afetadas Vermelhidão na articulação afetada
Leve aumento da temperatura na região afetada
Dificuldade em realizar movimentos com o membro afetado
Deformidade nas articulações afetadas, numa fase mais avançada da doença.
Dificuldade em iniciar o movimento com a articulação afetada
Rigidez matinal que pode perdurar de 15 minutos a 2 horas, no caso da artrite reumatoide.
Estes sintomas podem surgir em indivíduos de qualquer idade, inclusive crianças, e é muito comum que mais de uma articulação seja afetada ao mesmo tempo. A artrite é uma das doenças inflamatórias crônicas mais comuns em mulheres, obesos e em indivíduos com mais de 70 anos de idade. No entanto, alguns tipos são mais comuns em homens, como é o caso da artrite gotosa, por exemplo.
Cura da artrite
A cura definitiva da artrite ainda não foi descoberta, mas o indivíduo pode recorrer a diversas formas de tratamentos para a artrite sempre que ela se tornar dolorosa e comprometer suas atividades diárias.
Para trazer o alívio da dor e melhora da capacidade de movimentos, recomenda-se uma alimentação cuidada, onde se bebe bastante água e evita-se o consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, além de recorrer a medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores, receitados pelo médico