Artrite
RESUMO
Demonstra-se através de revisão sintética os dados propedêuticos mais importantes para auxílio no diagnóstico de uma artropatia, ficando este trabalho como um roteiro semiológico do estudo anátomofuncional do aparelho locomotor.
INTRODUÇÃO
É o objetivo deste artigo analisar de modo sucinto a anamnese e o exame físico osteoarticular, de CAPITAL importância na elaboração do diagnóstico hipotético, que aliado aos exames complementares tais como laboratório, radiologia e cintilografia nos guiarão a um diagnóstico de cunho definitivo. Sabemos da ligação da reumatologia às outras especialidades, pois as principais doenças reumáticas apresentam um caráter sistêmico comprometendo diversos órgãos e sistemas, tendo-se pois que lhes investigar pormenorizadamente.
ANAMNESE – Sua Importância
A identificação é importante pois a idade, sexo, cor, profissão podem nos ajudar sobremaneira na elaboração do raciocínio diagnóstico; Há artropatias mais comuns nos adultos jovens como a artrite reumatóide, lupus e espondilite anquilosante. Há aquelas de predomínio em idosos como a polimialgia reumática, artroses e osteoporose. Entre os homens dos 40 dos 45 anos é comum a artropatia gotosa, nas crianças há o predomínio da febre reumática e da artrite reumatóide infanto-juvenil. Quanto ao sexo há predominância do masculino na gota, na espondilite anquilosante; no sexo feminino predominam a artrite reumatóide, lupus, esclerodermia e nódulos de Heberden. Determinadas profissões favorecem o aparecimento de artropatias. Como exemplos citamos as cérvico e lomboartroses nos estivadores e em outras profissões que exigem esforço osteoarticular. Na história familiar sabemos do substrato hereditário nas nodosidades de Heberden e Bouchard, artrite reumatóide, espondilite anquilosante podendo-se enquadrar a gota neste campo. A história patológica pregressa nos