Principio de Arquimedes
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Experimento:
Princípio de Arquimedes: Determinação da densidade de um sólido
RESUMO
O trabalho realizado consiste em efetuar uma demonstração experimental do Princípio de Arquimedes, uma medida para quantificar a força do empuxo. É necessário verificar se há proporcionalidade entre Empuxo e Volume (E V) encontrando a constante de proporcionalidade. Foram mensuradas as densidades do corpo e do fluido utilizados e seus valores foram comparados com os conhecidos pelo princípio. Esse experimento tem como objetivo principal, determinar o empuxo exercido pela água, sobre um corpo de forma cilíndrica e comparar o valor experimental do empuxo, com aquele previsto pela teoria.
INTRODUÇÃO
O princípio de Arquimedes pode ser resumindo da seguinte maneira: todo corpo imerso total ou parcialmente num liquido recebe uma força vertical, de baixo para cima, igual ao peso da porção de liquido deslocado. Nota-se que o valor do empuxo (E), que atua em um corpo mergulhado em um líquido, é igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo. Quando um corpo mais denso que um liquido, é totalmente imerso nesse liquido observamos que o valor do seu peso dentro desse liquido é aparentemente menor que no ar. A diferença entre o valor do peso real e do peso aparente corresponde à forca de empuxo exercida pelo liquido. A força de empuxo pode ser dada por:
E = Pfd = mfd . g = df . Vfd . g
E = df . Vfd . g
Onde df = densidade do fluido e Vfd = volume do fluido deslocado.
Experimental
Material Utilizado:
Proveta;
Água corrente;
Um sólido de forma cilíndrica de material desconhecido (definido ao final do experimento através de demonstrações numéricas);
Sensor de Força;
Interface USB;
Paquímetro;
Termômetro;
Acessórios de madeira.
Método
Para a aplicação do método de Arquimedes, foi preciso mensurar algumas grandezas como mostra a tabela abaixo:
Massa m (g)
Altura h