ARTIGO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
CURSO DE DIREITO
ANA LUIZA DA SILVA
GRACIELLE ALVES LOPES SILVA VITORASSI
LUANA COSTA
OS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E OS MECÂNIMOS DE PROTEÇÃO
SÃO MATEUS
2014
OS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E OS MECÂNIMOS DE PROTEÇÃO
Ana Luíza Da Silva1
Gracielle Alves Lopes Silva Vitorassi 2
Luana Costa3
RESUMO
Neste presente artigo, retrata e tece uma pesquisa acerca dos tipos de violência, em foco a violência sofrido contra a mulher no município de São Mateus -ES, se estendendo a violência moral, física, de gênero, sexual e psicológica. Toda espécie de conduta que possa denegrir ou ferir a integridade da mulher pode ser classificada como um ato de violência sujeita a penalidade prevista na Lei n. 11340, sancionada em 07 de Agosto de 2006, onde passou a ser chamada Lei Maria da Penha em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres. É uma violência crescente que não distingue raça, credo ou religião, manifesta-se de diversas formas a qual o homicídio é a forma mais extrema desta violência.
Palavra- chave: Violência, Mulher; Lei; Medida Protetiva.
INTRODUÇÃO
Abordar este tema como estudo é decorrente das dúvidas que surgiram em relação ao amparo à mulher a qual sofre violência doméstica sofrida dentro do município de São Mateus- ES, dúvidas estas que constitui-se da compreensão quanto ao trato na questão do gênero. Levando em consideração o aspecto agravante, qual a colaboração para uma intervenção, nos aspectos sociais, psicológicos e jurídicos e o desvelamento deste problema posto.
Quais os motivos que levam uma mulher a não romper o ciclo de agressão?
As mulheres agredidas sentem-se dependentes financeiramente ou afetivamente de seus agressores. Há o medo do julgo moral da sociedade.
O que queremos retratar neste estudo é o fenômeno da violência contra a mulher, em especial a que ocorre no âmbito domestico e das