Artigo sobre educaçao
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS II / ALAGOINHAS
CURSO: HISTÓRIA - SEMESTRE: 2014.2
PROFESSOR: FRANCISCO GUIMARÃES
MATÉRIA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
ARTIGO SOBRE EDUCAÇÃO
Em nosso país as transformações, efetivas, educacionais, em seu sistema de ensino, ocorreram desde as reformas pombalinas, onde sofreram não apenas uma mudança, mas, praticamente encerra-se uma fase e dá-se início a uma nova etapa completamente distinta.
Era o fim do ensino arcaico implementado pelos jesuítas.
Várias escolas e até a universidade de Coimbra foram fechadas. Houveram mudanças inicialmente, nos ensinos secundários e superior e numa segunda etapa, a reforma nas escolas de primeiras letras, correspondentes ao ensino fundamental.
Era o rompimento definitivo da educação baseada nas leis da igreja católica, a ponto de ser proibido o ensino religioso nas escolas.
Com o objetivo de não ensinar apenas a ler e a escrever, as reformas buscaram criar desde cedo o gosto pelo estudo das ciências, e com isso, foram criados também os cursos do ensino superior, no império, de filosofia e medicina.
Mas a implantação dessas reformas tiveram dificuldades, pois, mesmo enfraquecida a igreja ainda detinha muito poder, principalmente junto ao Estado, que não podia romper bruscamente com ela, já que tinham interesses mútuos de poder e dominação.
Apesar de todas as dificuldades, foi um grande salto do ensino brasileiro, que passou de meio reprodutor do ensino gramatical e das leis da igreja, para um ensino mais moderno, inspirado no iluminismo, que incentivava o conhecimento do senso crítico nos estudantes.
A diversidade epistemológica encontra na educação um campo que articula de maneira tensa a teoria e a prática.
As novas indagações e os limites da teoria educacional bem como os desafios colocados nesta mesma prática impactam a teoria indagam conceitos e categorias questionando interpretações clássicas sobre o fenômeno educativo que ocorre