Fichamento A invenção da Sociedade
Revel , Jacques . Michel de Certeau, Dominique Julia A Invenção da Sociedade: A Beleza Do Morto – Capitulo II .
Para o conceito popular, foi preciso passar por diversas áreas de estudo para obter a cultura diversificada que foi formulada por vários sociólogos, filósofos e antropólogos.
O povo é a base para o estudo popular , com suas experiências ,misturas de popular com erudito, burguesia e proletariado, as pessoas sem classes eram conhecidas por serem mal educadas sem conhecimento ,mas alguns se sobressaiam eram curiosos não deixavam a classe alta mandarem em seus direitos . Por isso que muitos foram perseguidos mas a luta de classes fez com que a sociedade vivesse novas etapas de construção.
No final do século XVIII a população se entusiasmou pelo gosto do popular que antes as características da sociedade apresentadas como “civilizadas” ,onde as mulheres eram submissas aos seus maridos como uma forma de respeito ,a moral e aos costumes. Hoje sabemos que muita coisa mudou ,a mulher trabalha, estuda , tem vários papeis na sociedade moderna ,como o homem também que modificou o seu jeito rude e machista ,apesar de ainda termos alguns preconceitos movidos pela ética e a moral de uma sociedade .O livro relata o olhar que é fundamental para nos mostrar o lugar do outro ,como ver esta cultura ,seus valores ,crenças ,religiões ,sua raça enfim nossas diferenças. Para os autores do livro eles atribuem as experiências dos estudos de Colportage, que é conhecido aqui como literatura de cordel . Eles observavam a elite francesa querendo censurar os livros que na época eram vistos como á ordem moral e a religião e os livros saíram de circulação, então por isso fizeram uma analogia a beleza do morto como Os autores falam da "beleza do morto" para se referirem à atitude das elites de só atribuírem valor às manifestações da cultura popular quando estas não