seminario
Uma onça estava andando pela floresta tristonha pensando nas atitudes falsas de suas amigas, desiludida sem esperança no sentido da palavra amizade. O frio doia em seus pezinhos e no seu coração.
Um coelho estava prestes a ser devorado pelo leão, quando a onça aproximaca-se indecisa em participar daquele momento interferindo de forma satisfatória ao lado do coelho ou continuar seu trajeto triste e amargurada em suas lágrimas. Comovida com o desespero do coelho a onça espantou o leão medroso para longe. Refeito do susto, o coelho agradeceu e puxou assunto com a onça. Dizendo -lhe: Muito obrigado, estou devendo você um favor. Abraçando a onça carinhosamente. Um pouco recuada, a oncinha aceitou e achou inútil essas palavras, afinal, como o coelho poderia fazer algo para ajudá-la?
Em outra ocasião, o coelho viu o caçador diversas vezes com uma arma escondida vigiando a trajetória da onça durante o dia. Piscando para a oncinha, o coelho contou o que estava observando.A onça jurou que seria eternamente agradecida, surgindo uma confiança, tornaram-se bons amigos.
Moral: " Há males que vem para o bem, o bem se paga com o bem."
Localização de informações explícitas em textos
1- Leia o texto da fábula ― A onça e o Coelho responda às questões de 1.1 a 1.7:
1.1 Quais animais presentes na fábula?
1.2 Qual a moral da história?
1.3 Por que a onça estava tristonha?
1.4 O que levou a onça ajudar o coelho?
1.5 Qual o desfecho da história?
1.6 Quais os personagens da fábula?
Se você fosse a onça ajudaria o coelho? Por quê?
1.7 Você já viveu algum desespero? Como foi? Alguém te ajudou? Você reconhece o valor dessa atitude? Por, quê?
1.8 Monte uma cadeia alimentar ou teia alimentar envolvendo esses três animais.
Os alunos farão desenhos relacionados com a fábula. Para finalizar confeccionaremos máscaras com o formato de onça, coelho e leão.
Objetivo: Introduzir a fábula na sequência didática, atribuindo os valores