Seminário
O Seminário tem como objetivo, proporcionar o aprendizado de pesquisar, discutir e debater, em um grupo normalmente formado entre 5 e 12 pessoas mas pode ser individual também.
Estrutura e Funcionamento
Junto da classe e do professor, o seminário tende a chegar a uma conclusão final, sendo debatido por todos. Dentro de um grupo, pode haver duas formas de apresentação: a primeira explicitada e debatida pelo todo no geral e a segunda, dentro do grupo, haverá um "comentador", que terá de questionar e criticar a apresentação, aprofundando-a muito mais.
Como normalmente é realizado dentro do horário de aula, sua duração não deve ultrapassar esse tempo para que também não fique muito extensa.
Fonte
Por ser uma técnica de estudo, o tema está voltado para alguma disciplina e as fontes para pesquisa podem ser de temas constantes, atuais, específicos, complementares ou novos.
Componentes
Um seminário é composto dos seguintes "cargos":
Coordenador: propõem o tema, indica uma das formas de pesquisa, auxilia em alguns casos na pesquisa e da um resultado para o seminário. Geralmente é o professor.
Organizador: designa os trabalhos a cada um do grupo (não pode ser individual neste caso), coordena o material e as pesquisas.
Relator ou Relatores: é quem pesquisa, elabora e apresenta o trabalho para a classe e o professor.
Secretário: responsável pelas anotações de conclusões pelo debate e pelo seminário, não sendo obrigatório já que normalmente é o professor quem faz.
Comentador: deve questionar e criticar os integrantes do grupo na apresentação a ponto de aprofundar o trabalho.
Debatedores: devem reforçar argumentos, efetuar perguntas ou mesmo efetuar criticas sobre e para o seminário, normalmente são todos que estão assistindo a apresentação.
Etapas
1) É determinado o assunto pelo coordenador e forma-se os grupos, escolhendo os "cargos".
2) O grupo pesquisa, se reúne, discute e cria o material para a apresentação, dividindo entre: Introdução: exposição do tema