Seminarios
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS
Importante: O seminário, enquanto prática acadêmica, é muito solicitado pelos professores. Ele é um momento privilegiado no processo de ensino-aprendizagem.
Porém, muitas vezes, por falta de critérios pré-estabelecidos e de uma organização maior, acaba-se tornando, além de improdutivo, frustrante para todos os interessados. O seminário não se resume ao momento da apresentação; sua preparação e seu sucesso dependem de toda uma caminhada que se inicia na determinação do tema. Entende-se por seminário a atividade acadêmica desenvolvida, na maioria das vezes, em grupo e que é responsável pela pesquisa e apresentação de um determinado assunto ou tema para a classe. Esta prática leva o grupo responsável a um contato com o mundo da pesquisa e suas etapas, no qual o conhecimento não está pronto e não é dado pelo professor. Possibilita, ainda, a convivência em grupo (tão necessária no mundo profissional); leva os alunos à prática da redação, após um longo processo; possibilita, também, o treino com a oratória e a fala em público. Por outro lado, a sala estará tendo uma dinâmica que, quando bem preparada, leva a uma assimilação maior do conteúdo em questão. Para que o resultado saia a contento, é necessário ter presente alguns pontos imprescindíveis.
1- CONTEÚDO + MOTIVAÇÃO
Não basta o grupo responsável estar muito bem preparado do ponto de vista do conteúdo, é necessário, mas não suficiente. O seminário é de interesse de toda a sala e não somente do professor e do grupo responsável. Por isso, o grupo deve pensar a melhor maneira de desenvolver o tema junto com a sala, como motivá-la para participar, qual a melhor metodologia de apresentação. A especificidade de cada sala e de cada tema irá dizer qual a melhor maneira de apresentação. Existem diversos ‘recursos’ que podem ser utilizados para dinamizar a apresentação do seminário: slides, músicas, danças, filmes,
2
imagens diversas entre