Resumos de artigos sobre educação
ANDALO.Carmen Silvia de Arruda.O papel do Psicólogo Escolar.s/d,s.n.t.
Palavras- chave: psicólogo, agente de mudanças,escola.
O artigo mostra que após o lançamento da tese de doutorado de Andaló, houve uma serie de repercussões positivas no âmbito da psicologia da educação, se fez necessário um novo pensamento do trabalho executado pelo profissional dentro da escola. A autora do artigo traça uma linha sócio-historica de acontecimentos que marcam o inicio da psicologia dentro da sociedade, e trás a luz os primeiros objetivos que essa ciência possuía, que era um desejo mais adaptativo. O psicólogo escolar visto como um agente de mudança, é interessante quando a autora coloca que qualquer pessoa que exerça dentro da escola algum cargo, pode ser catalisador de mudanças, ou seja pode ser também gerador de mudança, não uma tarefa que se restringe ao trabalho do psicólogo,porem mais abrangente. Leva-nos a pensar o psicólogo dentro da escola como um ser que leva a um processo de questionamento da realidade atual, como coscientizador.
O Papel do Psicólogo Escolar
____.O Psicólogo escolar na busca de uma identidade. JornaldaFederal,Conselho de Psicologia, ano VIII,nº 34,agosto 1993.
Palavras chave: Escola, Agente de mudanças, Psicólogo, clinica.
O presente artigo aponta como linhas de raciocínios algumas abordagens que influenciaram na ascensão da psicologia escolar no Brasil. A área clinica que querendo ou não entra na escola, com o objetivo de clinicar, indo contra os princípios básicos da psicologia escolar. Entendo por sua vez que a Clinica trabalha com a palavra prevenção, então dentro de um contexto escolar o que significa a palavra prevenção? Prevenir o que? Onde. A partir dessas indagações a autora desdobra o artigo. O papel do psicólogo por sua vez seria o que de ajustar os alunos-problemas e tendo como objetivo a possibilidades de devolve-los a sala de aula “ajustados”. Acaba então