Artigo kenedy oficial
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
PROFESSOR (A): JOÃO KENEDY DE HOLANDA
O caracter inovador da obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha
Teresina-PI/2014
O caracter inovador da obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha
Fernanda Abreu Poty1
Resumo
O presente artigo pretende perceber o caracter inovador da escrita de Euclides da Cunha na obra “Os Sertões”. Se trata de uma obra de significancia singular para a historiografia brasileira, com uma abordagem plural, que envolve história, geografia, antropologia e a literatura, campo onde o livro é grandemente conhecido e respeitado. O livro tras a tona um problema que ocorria no interior do Brasil, o choque entre os dois “brasis”, o litoral civilizado e o interior do país.
Palavras- Chaves: Inovação, Euclides da Cunha, Historiografia
Abstract This article aims to realize the innovative character of the writing Euclides da Cunha in the book “The Barrens “. It is a work of singular significance for the Brazilian historiography, with a plural approach, involving history, geography, anthropology and literature, field where the book is largely known and respected. The book brings up a problem that occurred in the interior of Brazils , the clash between the two " Brazils" , civilized coast and the countryside.
Keys -words: Innovation, Euclides da Cunha , Historiography
A obra Segundo o próprio autor, ja na Nota Preliminar, o livro pretendia falar da história de Canudos, porém perdeu o sentido por ter sido escrita posteriormente. A obra tras a tona o choque entre a civilização, representada pelo o litoral e a natureza, que no caso seria o sertão. Euclides faz uma denucia, do que ele chama de crime:o massacre da civilização de Canudos. A ordem do livro não é em vão, ela segue um pensamento organico de que o homem depende da natureza e que o meio influencia . A Terra, a primeira parte