Projeto De Pesquisa
Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP Marília
André Guilherme Carlos Bocchi Cardoso
O envolvimento do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado de 1964 no Brasil
Marília, 2014
André Guilherme Carlos Bocchi Cardoso
O envolvimento do governo dos Estados Unidos no golpe de Estado de 1964 no Brasil
Projeto de Pesquisa referente à disciplina de Metodologia das Relações Internacionais, do primeiro ano do curso de graduação em Relações Internacionais da UNESP de Marília.
Marília, 2014
Sumário
Resumo
Durante a Guerra Fria, com o mundo polarizado entre nações capitalistas e socialistas, o governo dos Estados Unidos esforçou-se para que o número máximo de nações se mantivessem aliados ao seu plano ideológico e a seus interesses. Depois da Revolução Cubana, o governo norte-americano estava ainda mais determinado a não medir esforços para que nenhum outro país (especialmente em seu próprio continente) se tornasse socialista, nem que isso significasse apoiar um golpe de Estado ou realizar uma intervenção militar direta, se necessário. O governo do então presidente brasileiro João Goulart, com as "Reformas de Base" e grande apoio dos trabalhadores urbanos e rurais (sendo alguns filiados ao então ilegal Partido Comunista), foi entendido pelo governo dos Estados Unidos como um caminho para uma revolução socialista em um futuro proximo. O propósito dessa pesquisa é analisar através de artigos acadêmicos e de documentos oficiais do governo dos Estados Unidos da época, que atualmente foram tornados públicos, como se deu esse envolvimento no golpe militar de 64; para que se perceba devidamente esse decisivo acontecimento como fato histórico, considerando que, ainda hoje, muitos o percebem como uma mera teoria da conspiração.
Abstract
During the Cold War, when the World was polarized between capitalists and socialists nations, the United States government made an effort intending to keep allied