arquivologia
Aula 1
1- Noções Iniciais:
A Arquivologia, também conhecida como Arquivística, é a disciplina que estuda as funções dos arquivos e seus documentos.
Então cabe à Arquivologia, ou Arquivística, estudar os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos e seus documentos: suas atividades, seus processos, seus usuários, suas ferramentas, enfim, tudo o que se refere aos depósitos de documentos funcionais.
Arquivo: Conjunto de documentos produzidos ou recebidos por uma entidade no decorrer de suas funções.
A função do arquivo é tornar disponível e acessível os seus documentos.
Documento: em seu conceito mais básico, é a informação registrada em um suporte.
Informação: é o conhecimento, a mensagem, a ideia que se deseja transmitir.
Suporte: é o material físico onde está registrada a informação.
- Podemos concluir, por uma fórmula bem simples: informação + suporte = documento.
Exemplos de documentos: a carta, a música gravada, o email, os filmes, as fotografias, etc. Todos esses documentos trazem uma informação registrada em um suporte material: o papel, o plástico, a película, etc.
Para que um documento possa compor um arquivo, ainda é necessário outro critério: que tenha sido resultado, consequência, produto de uma ação referente à atividade da instituição. É o que preceitua a Lei nº 8.159/91 (Lei dos Arquivos): “Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, EM DECORRENCIA DE SUAS ATIVIDADES”.
Além de ser fruto de uma atividade, o documento de arquivo deve ser capaz de provar, testemunhar que a referida atividade realmente aconteceu. No mesmo exemplo, não é por ter a posse da revista que a empresa pode provar que possui uma assinatura mensal, mas o comprovante de pagamento, o contrato de assinante ou outro similar é que fará isso.
Resumindo: para que um documento pertença a um arquivo, são