Arquivologia
Arquivologia
Rodrigo O. Barbati
Arquivologia I
Normalmente é constituída de coleções temáticas e seus documentos são adquiridos através de compra ou doação, diferentemente dos arquivos, cujos documentos são produzidos ou recebidos pela própria instituição. TÓPICOS DE ARQUIVOLOGIA
1. Arquivística: princípios e conceitos.
2. Legislação arquivística.
3. Gestão de documentos.
4.Tabela de temporalidade de documentos de arquivo. Museu
É uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar a disposição do público, conjuntos de peças e objetos de valor cultural.
Teste
5. Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos.
6. Classificação de documentos de arquivo.
7. Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo.
1. (CESPE – TRE/RJ - Técnico Judiciário –
2012) Acerca da legislação, dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir: 1. Arquivística: princípios e conceitos.
I - Arquivos e bibliotecas, embora constituam diferentes órgãos de documentação, precisamente por tratarem de documentos com características físicas e funções distintas, conferem o mesmo tipo de tratamento aos gêneros documentais sob sua responsabilidade. (
)
II - Os documentos de arquivo são produzidos e(ou) recebidos para o atendimento de objetivos culturais e históricos. (
)
Conceitos
Conceitos
Arquivologia
Também chamada de Arquivística, é a aplicação de técnicas e métodos específicos voltados à organização, à conservação e à restauração de arquivos.
Princípios Arquivísticos
Os princípios relativos ao objeto de estudo de uma ciência constituem-se nos fundamentos que possibilitam o desenvolvimento das proposições relativas a esse objeto com uma maior coerência e segurança.
8. Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo.
9. Preservação e conservação de documentos de arquivo.
Arquivo