Estação de tratamento de água
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – EC8N
ANDRÉ MENEGARDO PIRES
KÊNIO PASCOAL ROSA
MATHEUS SIMÕES LEAL
RENAN BARRETO
SANEAMENTO BÁSICO
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA / TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
DOCENTE: MARISLEIDE GARCIA DE SOUZA
VILA VELHA – ES
SETEMBRO – 2013
ANDRÉ MENEGARDO PIRES
KÊNIO PASCOAL ROSA
MATHEUS SIMÕES LEAL
RENAN BARRETO
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA / TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
VILA VELHA – ES
SETEMBRO – 2013
SUMÁRIO
1) 1 - INTRODUÇÃO
Visto a necessidade de se projetar um Sistema de Abastecimento de Água - SAA para um meio urbano e um meio rural, levaram-se em consideração alguns dados. Considerando que SAA terá seu inicio de operação em 2016 e o sistema tem uma projeção de até 20 anos de funcionamento, esta população terá sua projeção para 2036 de 100.780 habitantes.
O manancial escolhido se classifica como classe II precisado tratamento convencional de água, sua cota de captação e de 96 m de altitude.
A água será captada por três bombas de recalque em atividade e uma quarta fica de reserva. Há um rodízio de bombas para que a que esteja em stand by entre em funcionamento para que não haja problemas por falta de funcionamento.
A opção de trabalhar com três bombas e uma reserva se da pelo menor custo de manutenção, pois trabalhar com duas bombas, um trabalhando e outra reserva tem seu custo de compras e manutenção muito elevado. A tubulação especificada no trecho da capitação até a bomba e da bomba até adutora foi de ferro e DN de 300 mm para cada bomba. O diâmetro calculado foi maior que o adotado, pois para evitar a cavitação na transição tubo-bomba-tubo.
2 – OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é dimensionar uma rede de abastecimento de água e uma estação de tratamento de água - ETA, baseada na tecnologia de tratamento em ciclo completo para