FUNDACOES PROFUNDAS
CONSTRUÇÕES DE EDIFICIOS
Fundações Profundas
E2 – Fundações Profundas
Seja um edifício de múltiplos pavimentos, com dois subsolos (total 6,00m profundidade), no qual as cargas dos pilares nas fundações varia de 120 a 350 toneladas. Discutir possíveis alternativas para as suas fundações, sabendo que o terreno possui baixa capacidade de suporte na superfície e sendo dadas uma das seguintes condições adicionais:
1. Presença de lençol freático na cota – 9,00 m.
Soluções Possíveis: Pelo solo ter baixa capacidade de suporte e grande carga transferidas para as fundações temos as seguintes alternativas:
Estaca Hélice contínua: Estaca de concreto moldada in loco, executada através deequipamento que possui um trado helicoidal contínuo, que vai retirando o soloconforme a sua penetração e depois injeta o concreto pelas próprias hastes de escavaçãoo que não influencia no lençol freático,além de ser empregado em diversos tipos de soloexceto quando estes tiverem matacões e rochas. Porém a área de trabalho tem que ser plana com fácil acesso e movimentação devido o dimensionamento do equipamento.
Estaca Barretes: escavadas com uso de lama bentonítica para a contenção do soloescavado, executadas com equipamentos de grande porte, como o clam-shell. Pode ser escavada abaixo do nível do lençol freático.
Estaca Pré-moldada: Geralmente cravadas no terreno utilizando os seguintes métodos:
Percussão: utiliza-se pilões de queda livre ou automáticos (bate-estacas).Porém dever levar em conta o barulho e as vibrações que são elevados;
Prensagem: utiliza-se para evitar barulho e vibração excessivas, é executada através de macacos hidráulicos que reagem contra uma plataforma com sobrecarga ou contra a própria estrutura;
Vibração sistema que emprega um martelo dotado de garras (para fixar a estaca), com massas excêntricas que giram com alta rotação, produzindo uma vibração de alta freqüência à estaca.
Estaca tipo Strauss: Executado