Artigo gestão de pessoas
GESTÃO DE PESSOAS I
Professor: Júlio
Alunos: Diego Angelo, Everton Morais, Felipe Ramon, Leonardo Pinheiro, Marcos Vinicius e Vitor Hugo
ARTIGO SOBRE O PROCESSO DE CAPTAÇÃO DE PESSOAS REALIZADO PELA MARINHA DO BRASIL COM O OBJETIVO DE PREENCHER AS VAGAS DESTINADAS A PRAÇAS DE 2º CLASSE DA RESERVA REMUNERADA (RM2)
1. Introdução
O sistema de captação de pessoas na Marinha do Brasil (MB), especificamente no Comando do 3º Distrito Naval, tem grande importância no preenchimento das vagas para as funções de Praças de 2ª classe da Reserva da Marinha (RM2), tendo em vista a prioridade de escolher as pessoas que apresentam os requisitos adequados, fazendo-se necessário a realização de um processo de recrutamento e seleção o mais eficaz possível.
As Praças RM2 são militares temporários incorporados à Marinha do Brasil para a prestação do Serviço Militar, em caráter transitório e regional. Nesta pesquisa será apresentado o processo de captação de candidatos, que por sua vez, deverão possuir conhecimentos profissionalizantes ou técnicos para a área industrial.
O presente estudo visa prestar consultoria sobre os procedimentos adotados no processo de seleção e recrutamento no Comando do 3º Distrito Naval, fazendo um diagnóstico geral da organização e a sugestão de inovações com a conclusão das informações levantadas.
O artigo apresenta a análise no acompanhamento do sistema de captação de pessoas utilizado na Organização Militar, que tem como propósito, contribuir com o sistema no aperfeiçoamento da seleção e do recrutamento, padronizando e otimizando a contratação, para que os possíveis conflitos organizacionais diminuam conforme a prática das propostas indicadas.
Caracterização da Instituição
A MB tem como atributo principal manter a Soberania Nacional, preparando e empregando o Poder Naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria, estando pronta para atuar na garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da