ARTIGO GESTAO DE PESSOAS
CURSO: COMPLEMENTAÇÃO DE MBA
KAREN ROSTAGNO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MÓDULO: WEB NEGÓCIOS
CAMPINAS
2014
INPG – INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
KAREN ROSTAGNO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MÓDULO: GESTÃO DE PESSOAS
CAMPINAS
2014
AULA 1
A fim de acompanhar as demandas do mercado, é fundamental às empresas a atualização de suas estratégias, melhoria de processos, produtos e, as vezes, o nicho de mercado. Somente desta forma, podem manter-se competitivas e sobreviverem à disputa global.
Dentro deste cenário, pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: constituem a competência básica da organização, a principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, mutável, fortemente concorrencial.
Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações devem constantemente rever seus conceitos de gestão e atualizar suas práticas gerenciais, de forma a acompanhar as constantes mudanças sociais.
Empresas de boa gestão, ao posto de aplicarem diretamente em produtos e serviços, investem nos colaboradores que entendem destes: quem cria, desenvolve, produz e os melhora. Além de focarem nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem – que sabem como satisfazê-los, encantá-los.
O case de Jerry Barton apresenta o tipico exemplo de um departamento empresarial cujo desempenho não beira a excelência, por questão de ausência de boa gestão de pessoas e processos, provocado por sofrivel administração e disjunção de controles / métricas da gestão anterior.
Jerry recebeu o desafio de, como figura de supervisor de um centro de distribuição de uma companhia de encomendas por correio, organizar o departamento, transformar o local em ambiente produtivo engajando uma equipe desmotivada, e tornar o centro de distribuição uma operação rentavel.
Ao se