arte e midia
Ressalta-se que nas artes visuais pode existir, também, um entrosamento de ambos (texto-imagem), com a mesma equivalência de importância.
As realizações do modernismo, neovanguar-dismo e arte contemporânea, possibilitaram um encurtamento das fronteiras entre as categorias tradicionais da arte: pintura, escultura, literatura, desenho, colagem etc, passando a ter um diálogo cada vez maior, abrindo espaços para a experimentação.
O aumento difusor dos meios de comunicação, intervindo em todas as instâncias da vida cotidiana, possibilitou a saturação e banalização da imagem e do texto. Dessa forma, artistas e poetas passaram a buscar novas maneiras de se relacionarem com a arte e a escrita, abando-nando os materiais e suportes tradicionais e apropriando-se aos novos meios e tecnologias, a exemplo das artistas contemporâneas Bárbara Kruger e Jenny Holzer.
Consideradas poetisas visuais, Bárbara Kruger e Jenny Holzer retratavam de maneira crítica os problemas de dimensão pública, denunciando as injustiças e levantando questões extremamente relevantes da nossa cultura, como o feminismo, a AIDS, ecologia, a guerra e o abuso sexual.
Com frases de forte impacto e com significados ambíguos, Holzer trabalhou sua arte com painéis luminosos em espaços públicos, dando maior dimensão às suas obras, além de obter uma imediata comunicação com o público e demonstrar que sua arte não está atrelada a um suporte específico, a exemplo das imagens abaixo: A inter-relação texto-imagem é bem nítida na