Arquitetura Neocolonial
DO BRASIL
Apresentação
O tema a ser abordado neste trabalho trata-se da Arquitetura Neocolonial no Brasil, que se desenvolveu a partir do final do século 19. Visando a compreensão deste assunto, tomamos como ponto de partida os fatores antecedentes do movimento e seu posterior desenvolvimento, apresentando os pioneiros desta arquitetura e suas contribuições tanto no âmbito teórico quanto em obras edificadas. Para melhor entendimento do tema estudamos também eventos que acorreram durante o movimento e que contribuíram para a sua disseminação, que foram, a Semana da Arte
Moderna e A Exposição do Centenário da Independência.
A importância do estudo da arquitetura Neocolonial se dá pelo fato que este movimento trouxe em sua essência o tradicionalismo e uma tentativa de criação de uma identidade nacional, além de que seus personagens e obras contribuíram para o desenvolvimento da arquitetura brasileira.
O trabalho está organizado basicamente em três tópicos principais. O primeiro item contém explicação dos antecedentes do movimento, para que desta maneira entendamos posteriormente os rumos que foram tomados por esta arquitetura, além da apresentação dos pioneiros e suas obras, o que está contido no segundo item. Por último temos o apogeu do Neocolonialismo e a produção deste modelo que se popularizou a partir da década de 1920.
Apresentação
A arquitetura Neocolonial tem seus primórdios em um ambiente carente de arquitetura. A partir do crescimento e da valorização da arte tradicional brasileira, nasce a modernização da arquitetura no
Brasil. Ricardo Severo é um dos pioneiros desta arquitetura, o engenheiro defendia o estudo da arte colonial como orientação para a “perfeita cristalização da nacionalidade”. José Mariano é outro importante personagem neste contexto, ele foi um grande patrocinador e divulgador do movimento.
O movimento neocolonial tem seu apogeu na década de 1920, marcado pela construção de
importantes