FICHAMENTO CAPITULOS 1 2 E 3
O BRASIL EM URBANIZAÇÃO
1862- 1945
A formação da elite intelectual brasileira era formada pela: medicina, ciências jurídicas e a engenharia
A econimia do Brasil era impulsionada a base de exportação de produtos primários, o café, borracha, o açúcar , couro e peles e o cacau. Nessa época houve um extraordinário aumento da densidade demográfica no pais.
A cidade estava se tornando” o palco do moderno” – tendo como referencia a Europa.
Implantações de infra estruturas tais como; sistema de drenagem , abastecimento de água e esgoto urbano, companhia de gás, serviços de eletricidade e transporte urbano.
Pode ser citado quatro eventos como representantes da modernização no Brasil. O primeiro evento é transferência da capital de Ouro preto para Belo Horizonte. O segundo é a “haussmanisation” criação de novos eixos viários, a uniformização das fachadas dessas avenidas e a implantação de parques públicos. E o terceiro evento são várias intervenções desenvolvida pelo engenheiro Francisco Saturnino.
Em 1910 os ingleses inverteu recursos numa iniciativa de implantação de bairros novos em São Paulo. A finalidade era criar bairros de auto padrão
A economia do pais no ano de 1919 baseava-se em 79% na agricultura e 21% na indústria.
Ao lado das greves operárias as mais significativas manifestaçãoes vieram dos quarteis – que ficou conhecida por revoltas tenentistas.
A quebra da bolsa de Nove York e o colapso do mercado mundial em 1929 repercutiu na economia cafeeira.
Em 1930 revolucionairos derrubaram o presidente Washinton Luis assumindo o poder o Getulio Vargas.
Deslocamento do eixo de economia do polo agroexportador para o polo urbano-industrial.
Deslocamento populacional da área rural para urbana.
O Rio de Janeiro continua sendo alvo preferido para intervenções “haussmanianas”, o prefeito Carlos de Campos detonava o desmonte do morro do Castelo e criava um “vazio” urbano.
O material do arrasamento do morro foi transferido para a compactação de um aterro que, mais tarde,