Arquitetura contemporanea no brasil
Design de Interiores – 4º semestre
Movimentos Artísticos e Design
Prof.: Marcilio de Oliveira Sudério
Arquitetura Contemporânea do Brasil
Bárbara Neumann - 0914030106
Lúcia de Medeiros Dantas -1014030105
Thaynara Fraga – 1014030104
Art Nouveau no Brasil
O art nouveau se prolongou por muito tempo no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, integrando-se no setor da habitação popular. Também alcançou certo êxito em edifícios comerciais e industriais, ornamentados com abundante decoração naturalista ou por grades e balcões de ferro forjado com intrincados arabescos.
Essa moda do modern style, não se limitou aos dois principais centros do país. Alguns traços desse estilo podem ser encontrados em Salvador e em Belo Horizonte. Apesar de ter sido construída na época de maior impulso do art nouveau, apenas algumas casas pertencentes a personalidades locais adotaram a nova moda, conservando, ao mesmo tempo, alguns traços tradicionais; o que ocorria na maioria dos casos era apenas uma justaposição de alguns elementos funcionais e decorativos. E não se tratava de criações locais, mas sim de estruturas de ferro importados diretamente da Europa e depois montados na obra.
A cidade brasileira mais atingida pelo art nouveau foi Belém, graças ao comércio da borracha, teve grande desenvolvimento. A riqueza acumulada reflete-se na construção de belas residências e edifícios comerciais, onde podem ser encontrados traços do modern style, na qual a ênfase maior era dada as formas.
Esse estilo assumiu no Brasil aspectos bem diferenciados segundo as regiões e segundo a personalidade e a formação dos arquitetos que o adotaram. Foi uma tentativa de renovação da arquitetura, uma procura de um estilo característico de sua época; não teve a mesma significação que teve na Europa. Houve uma síntese de elementos tomados de empréstimo desses estilos, principalmente da arte gótica, e de traços típicos do art nouveau. Nada de