Pré natal - fisioterapia
Ao longo da história recomendações de exercícios para gestantes eram baseados apenas em senso comum. Durante os relatos históricos foi verificado que as mulheres que praticam atividades físicas incluindo as atividades da vida diária apresentavam parto facilitado e filhos com peso e tamanho menor. Abdômen protuso, hiperlordose, marcha gingada e o útero em constante crescimento são aspectos normais que ocorrem durante a gestação, mas que também podem provocar alterações anatômicas para a gestante resultando em dor , imobilidade e até gestação de alto risco. A seguir veremos com mais detalhes cada uma destas.
2. Desenvolvimento
2.1 útero
O útero que durante a vida da mulher é um órgão pélvico que na gravidez se torna um órgão abdominal, deslocando os outros órgãos mais para superior alterando desta forma o funcionamento de vários sistemas corporais. Na gravidez tem um aumento de tamanho de aproximadamente 150% e seu peso de até 20x maior que em comparação ao termo isso sem contar com o peso do feto podendo totalizar até 6kg no peso da gestante. Com este crescimento do útero o centro de gravidade também se altera podendo gerar hiperlordose e rotação da pélvis sobre o fêmur. Para compensar esta hiperlordose a gestante aumenta a flexão cervical.
2. sistema neurologico
Quanto ao sistema neurológico há estudos que mostram que a gestante tem alterações significativas nos sistemas de percepção pela sensibilidade da córnea que pode ficar edemaciada podendo ocorrer alterações em sua topografia e por este motivo não é recomendável prescrição de alteração óptica sendo preferível aguardar algumas semanas apos o parto. Pode também ocorrer aguçamento ou diminuição do paladar e do olfato o que desencadeia os desejos da gravidez. Há evidencias de mesmo atividades controladas pelo sistema nervoso central (SNC), como os processos emocionais