Fisio na gravidez
1º A – Fisioterapia
Fisioterapia na Gravidez
Londrina
2014
Karoline Fernanda Rodrigues Teixeira
1º A - Fisioterapia
Fisioterapia na Gravidez
Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos da Citologia, Embriologia e Genética. Prof. Alexei Bender Haydu.
Londrina
2014
Introdução
Este trabalho irá se tratar do com acontece com a mulher na gravidez, como: mudança no corpo, na postura, e durante a gravidez ocorrem diversas adaptações físicas necessárias ao crescimento e desenvolvimento fetal. Essas mudanças podem causar desconfortos e limitações nas atividades da vida diária da mulher grávida. Alguns dos sintomas persistem após o parto, quando surge a sobrecarga das atividades relacionadas aos cuidados com o bebê, e com isso entra a parte da fisioterapia.
Desenvolvimento
A fisioterapia durante a gestação também é uma grande aliada para facilitar o parto. A fisioterapia aplicada à Uroginecologia e Obstetrícia é uma especialidade existente na Europa há 20 anos e que começa a ser difundida no Brasil. É indicada principalmente para o tratamento de disfunções urinárias e também para auxiliar a mulher em relação às alterações sofridas pelo corpo durante a gravidez.
Durante a gravidez, o útero passa por um processo de expansão, gerando uma curvatura nos ossos e, principalmente, na lombar e no quadril. A coluna sofre o impacto causado pela expansão da barriga, causando uma desarmonia das cadeias musculares. Essas cadeiras passam por duas alterações: a posterior fica sob estresse de tensão muscular constante e a anterior, sofre processo de estiramento. Essas mudanças podem ocasionar frouxidão dos ligamentos vertebrais, rotação das vértebras e pinçamento de