Resumo Contrato Social Rousseau
No primeiro livro, Rousseau aborda o tema do homem em estado civil e natural no qual nos irá mostrar o motivos das condições postas neste livro e ao todo do contrato.
Capítulo 1- Desenvolve a forma que o homem sempre teve o direito a liberdade, que por ser um direito natural ele se ocupa nas diferentes forma de sociedade buscando uma solução na sociedade para todos terem seus direitos iguais sendo eles homem e mulheres. E é neste primeiro livro que ele aponta como o homem de diversas formas perde a sua liberdade diante do Estado.
Podemos dizer que este livro mostra que o homem tinha sua liberdade e que ele foi a perdendo pelo não cumprimento de possíveis regras e assim gera a punição que os estado lhe aplica.
Capítulo 2- Das primeiras sociedades
Neste Capitulo, relata a forma que surgiu a sociedade, mostra a relação familiar entre pais e filhos, e o poder soberano que pai possui sobre os filhos até os mesmo atingirem uma idade da razão para que possam decidir suas próprias vidas. Eles também faz uma comparação entre a sociedade e o estado e distingue essa relação com a relação familiar.
Capítulo 3- Do poder do mais forte
Aborda a questão que nem todo homem sendo ele sua forma física, social ou cultura que lhe impõe o direito de mais forte, julga-se que nem sempre ele poderá ser o governante, sendo que quem governa uma vez já nasce com esse espírito, logo julga-se por uma força natural que vem desde que o homem nas para governar, e que o mesmo não escolhe e sim já vem de dentro de sua consciência.
Capítulo 4- Da escravidão
Neste capítulo Rousseau diz que nenhum homem nasce para ser escravo e que os mesmo não opta por vender sua liberdade por ela ser de um direito natural.
O mesmo mostra que o homem se torna escravo ou por motivo de guerras ou até mesmo para a sua subsistência ou seja quando o mesmo não encontra outra forma e vende a sua força de trabalho para conquistar m bem particular de seu