ARQUITETURA NEOCOLONIALISMO
Segundo Roberto Conduru, no início do movimento os defensores do neocolonial se opuseram aos adeptos do ecletismo que dominava o meio arquitetônico. Estava em questão determinar a arquitetura capaz de conformar o espírito do tempo e do povo: a forma da modernidade no Brasil.
Se de um lado os ecléticos defendiam a idéia de configurar signos de um passado universal, do outro os neocoloniais priorizavam o passado local. Tentando conciliar passado e presente, universal e local formulando através de obras escritas e construídas o ideal da arquitetura moderna brasileira Lucio Costa responde aos anseios culturais da época.
Apesar de ter perdido sua posição dominante para o movimento moderno, a partir dos anos 30 o neocolonial manteve certa força cultural, sobretudo nas construções residenciais
Acredita-se que todos os estilos foram importantes e contribuíram para a arquitetura brasileira, pois cada uma com suas características próprias trouxeram pontos favoráveis e deixou sua marca. A eclética tem um grande valor para a história, pois relata momentos paradoxos do mundo moderno. A arquitetura neocolonial trazia traços neste movimento que procurava dar ao Brasil uma arquitetura que procurava trazer as suas características principais as tradições culturais do País. Muito embora os dois principais movimentos: neocolonial e modernista se pareçam aparentemente opostos um complementa o outro trazendo traços arquitetônicos e marcas de estilo que se fundem, pois tão logo o movimento modernista assuma a liderança, e conduza a arquitetura dentro dos novos modelos da vida contemporânea, as raízes do passado arquitetônico permanecerão na arquitetura modernista.
SOCORRO NÃO ENTENO NADA DESSE ASSUNTO NÃO SEI MAIS O QUE FALAAAAAAAAAAAAR..............................