Arnold Toynbee
• foram vitoriosas as sociedades que se mostraram capazes de responder ao desafio do meio físico (geografia) e de suas próprias contradições psicossociais, e fracassadas aquelas que não tiveram capacidade de responder a estes desafios.
• A geografia condiciona, dificulta, sugere, inspira, estimula, enfim, apresenta os seus desafios; caberá ao homem responder a estes desafios. Ou lhes responde e os supera, ou não lhes responde e é derrotado.
Esta teoria toynbiana elimina os traços das doutrinas etnocentristas e geocentristas, erigidas, respectivamente, no preconceito de raça superior e de posição e clima privilegiados como razão determinista de cultura superior. O homem ativo de qualquer raça, habitante de qualquer latitude ou longitude, se responder ao desafio toynbiano, poderá triunfar no processo evolutivo da sociedade.
As doutrinas etnocentristas e as geocentristas, muito apreciadas pelos europeus, negam às sociedades de raças não brancas, habitantes de latitudes tropicais ou frias, a capacidade de virem a criar uma civilização.
Toynbee utiliza, na sua pesquisa, o critério de definir o espaço a ser investigado, que ele mesmo apelidou de "campo inteligível do estudo histórico". Aplicação deste critério na investigação de uma sociedade considerada obriga a estudá-la a partir de suas