Diferença entre Moral, Ética e Direito
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA – IESUR
FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES – FAAr
DIREITO EMPRESÁRIAL
ARIQUEMES
2013
MORAL, ÉTICA E DIREITO
Aluno: Junior
Professor: Brian
Administração, II Período
ARIQUEMES
2013
Moral, Ética e Direito
Moral: É um conjunto de normas de conduta formados pela sociedade, ligados à costumes e tradições. Nem todas são amparadas pelo Estado, através de leis, apenas aquelas que são consideradas mais importantes para dar condições as ordens sociais. Sendo assim, moral é o seguimento de normas e leis que regem a sociedade podendo variar de época para época e de cultura para cultura, sendo assim, pode alterar dependendo do local onde se vive.
Ética: Ética é o comportamento de um ser perante ele mesmo e para com os outros, ou seja, são as atitudes de um ser levando em conta se essas atitudes serão boas tanto pra mim quanto para o outro. Outro porém, se você fizer algo para o próximo induzido pela sociedade ou por outras pessoas, você estará sendo “moral” e não Ético. A Ética seria, fazer algo de bom para você e para o próximo sem ser por indução de Leis, normas, regras ou de outras pessoas.
Danilo Melo, com referencias de Arnold Toynbee, cita duas frases muito interessantes a respeito disso: “A moral preocupa-se com o CERTO e o ERRADO.” E a ética “preocupa-se com o BEM e o MAL.”.
Direito: São as normas estabelecidas por leis para disciplinar as relações entre os indivíduos para com o Estado e do Estado para com seus Cidadãos por meio de normas que visão a resolução dos conflitos.
O direito está dividido em dois grupos, público e privado, onde o objeto não é diretamente o individuo e sim no estudo das regras e princípios que disciplinam as relações humanas.