resumo
Fins e valores na educação:em tempos neo, pós-modernos?
SEÇÃO 1 - A questão dos fins e valores na educação:
De modo comum, a noção de fim pode indicar algo que terminou,
Os gregos utilizavam a palavra télos, significando término ou perfeição, no sentido de que “uma coisa atingiu o seu fim e que alcançou a perfeição”. Desse modo, os fins nos indicam a direção que devemos tomar, aonde devemos ou queremos chegar. A palavra educação tem seu significado associado à ação de conduzir aos fins ou finalidades socialmente importantes, necessárias, desejadas.
SEÇÃO 2 -DESAFIOS DA CONDIÇÃO PÓS-MODERNA
O termo “pós-modernidade” foi criado pelo historiador britânico Arnold Joseph Toynbee (1889-1975) na década de 1940. Segundo Toynbee, a pós-modernidade se caracteriza especialmente pela decadência da cultura ocidental e de tudo o que apresenta característica de absoluto.
Ex: no pós-modernismo, morre a grande narrativa cristã e sua verdade absoluta (Jesus Cristo) e, desse modo, tudo passa a ser relativo. Alguns filósofos franceses também se debruçaram sobre o tema da pós-modernidade, entre eles, Jean-François Lyotard, Jean Baudrillard, Michel Maffesoli, dentre outros.
Hoje, mais do que o conteúdo, o importante é a forma, a imagem daquele conteúdo.
SEÇÃO 3 -EM TEMPOS “PÓS-MODERNOS” NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO
“navegar é preciso, viver não é preciso”. É uma expressão poética que num primeiro contato causa estranheza, pois parece que viver não é preciso! Mas ao contrário, o que ela indica é que é necessário viver, mas não qualquer tipo de vida!
É bastante difícil mapear as dificuldades e benefícios presentes no discurso da pós-modernidade referentes à educação. O tema principal nessa discussão sobre pós-modernidade é a rejeição de dogmas.Outra grande narrativa, que sofre em tempos atuais, está ligada ao mundo do Estado-Nação, da Política, da