Desperdício
1 INTRODUÇÃO
Desperdício
A abordagem da Educação ambiental vem adquirindo, por meio de investigações o contorno de uma nova e crescente presença entre as áreas e as linhas de pesquisas dentro do campo Educação. Além do mais a área do meio ambiente conquista e assume a possibilidade se somar-se como mais um enfoque e epistemológico, incorporando, de formula decisiva as contribuições da ciência humana.
Todo aluno tem direito a uma educação escolar que potencialize o exercício da cidadania em relação ao meio ambiente. Assim sendo, é necessário que todos possam ter acesso às informações para que possam refletir sobre sua importância como cidadãos no mundo em que vivem.
Em tempos onde a informação assume um papel cada vez mais relevante no ciberespaço; multimídia e internet, a educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa na qualidade de vida.
Nesse sentido, cabe destacar que a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora na qual a co-responsabilização dos indivíduos torna-se um objetivo essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento - o desenvolvimento sustentável. Entende-se portanto que a educação ambiental é condição necessária para modificar um quadro de crescente degradação socioambiental (Jacobi, 2003).
Desse modo a escola desempenha um importante papel na garantia de um futuro sustentável; pois é uma instituição privilegiada que forma pequenos cidadãos, ou seja, com as crianças o aprendizado é mais fácil porque para eles tudo é novo no modo de aprender, escutar e pensar.
Sendo assim, é preciso promover um projeto para que todos tenham a percepção da importância de se preservar a natureza e vivenciar situações modelo que faram sentido no dia-dia de cidadãos.
A