Desperdícios
Desperdício é todo e qualquer recurso que se gasta na execução de um produto ou serviço além do estritamente necessário (matéria-prima, materiais, tempo, dinheiro, energia e outros.). Dispêndio extra acrescentado aos custos normais do produto/ serviço, sem trazer qualquer melhoria ao cliente.
Desperdício é sinônimo de improdutividade e de falta de qualidade.
Estatísticas comprovam que o desperdício está incorporado à cultura nacional. O desperdício custa ao Brasil anualmente US$ 90 bilhões, principalmente nos setores de produção de alimentos, transporte, construção civil e industrial.
O Brasil joga na lata do lixo o equivalente a R$ 12 bilhões em alimentos por ano. Essa montanha de comida daria para alimentar cerca de 30 milhões de pessoas, ou 8 milhões de famílias durante um ano inteiro. (Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)
No Brasil existem 44 milhões de pessoas ameaçadas pela fome (Fonte: site do programafome zero).
Isto significa que os nossos governantes não tem a preocupação de reduzir o desperdício em conseqüência disso aumentam os gastos.
Reduzir desperdício tem que estar entranhado no nosso dia-a-dia, no cotidiano de cada cidadão como uma cultura a ser seguida e uma educação a ser cumprida. Comece a reduzir o desperdício em sua empresa pelo refeitório, é lá que consiste a cultura e a educação de todos os colaboradores de sua empresa. Vemos pessoas que deixam alimentos nos pratos porque é moda na sociedade, ou onde se alimentam tem alguém para fazer a limpeza depois… ou a gulodice o efeito da gula predomina porque pensam primeiro neles e só depois os outros.
Para que sua empresa tenha êxito na redução de desperdício é importante que se conheça e crie uma força tarefa para os 7 tipos de desperdícios:
1.Produzir além do estritamente necessário
- Cresce o investimento em estoques, imobiliza capital antes do tempo, aumenta as despesas financeiras;
-