Morfemas
Tipos de Mouse
MousePad
Como Utilizar o Mouse
O que Significa Clicar
O Clique Duplo
O Clique com o Botão Direito
Arrastar
Botão Scroll
O Futuro do Mouse
Exercícios
Conhecendo o Mouse
Nesta lição, você aprenderá como mover o ponteiro do mouse na tela do computador, como e quando usar os botões do mouse, etc.
O mouse funciona como uma extensão de sua mão, permitindo que você selecione e interaja com qualquer objeto da tela. Ele também facilita o uso do sistema operacional com o recurso de apontar e clicar.
Embora o Mouse tenha sido inventado por Bill English, a sua patente pertence a Douglas Engelbart.
Engelbart apresentou este periférico, pela primeira vez, em 1968, denominando-o de "XY Position Indicator For A Display System".
O primeiro mouse constituía-se de uma pequena caixa de madeira com apenas um botão. Na época de sua criação, ficou sem muita utilização devido à falta de propósito de tal dispositivo, já que, a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores na tela.
A partir da primeira metade da década de 1980, mais precisamente em 1983, a Apple passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador em seus micros Apple Lisa. De lá para cá, o periférico tornou-se parte integrante dos atuais PCs (Personal Computers).
O Windows, da Microsoft, foi criado à volta dele e navegar na Internet seria impossível sem um mouse. Pode-se dizer que a partir do lançamento do Windows 3.1, em abril de 1992, o lugar do mouse estava assegurado.
O mouse é um periférico que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica.
Sua função é movimentar o cursor, pela tela do computador.
Tecle A para Avançar ou V para Voltar.
O formato mais comum do cursor é uma seta. Contudo, existem opções no sistema operacional e softwares, que permitem personalizarmos o cursor do mouse.
O mouse funciona como um apontador sobre a tela do computador