A ciêcia como ramo do conhecimento
Compreensão do texto
1. Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.
R: “Mas, se é o pensamento simbólico uma das principais características da humanidade, os modelos de conhecimento que o homem desenvolveu não foram sempre os mesmos. Dependendo de fatores sociais, da tradição, da influencia de outros grupos, da maior ou menor resistência da cultura, os povos desenvolvem diferentes formas de explicação a respeito da vida e da natureza. No Ocidente, durante a Antiguidade, predominou o pensamento mítico e religioso que concebia o mundo com tudo que o rodeia como uma obra divina submetida aos dignos do criador. Essa mentalidade mítica, que não trata o mundo em suas bases materiais e objetivas fez com que o desenvolvimento do espírito especulativo fosse preterido em favor de uma reflexão metafísica da natureza. Isso não significa, entretanto, que explicações de bases científicas não fossem possíveis, mais que se lhes dava menor importância”.
2. Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os dos animais.
R.: Os seres humanos aprendem e transmitem varias lições aos seus semelhantes, lições que jamais poderiam aprender sozinhos. Assim passando suas experiências e visões para que a próxima geração não cometa os mesmos erros e para que tenham novas experiências.
Já os animais, mesmo isolados do seu grupo, sempre apresentarão as mesmas atitudes de seus semelhantes, independentemente da situação em que ocorram.
3. Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos.
R.: A necessidade da transmissão de conhecimento e experiência de vida para o desenvolvimento da espécie e deixar um legado para o futuro.
4. O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o