termos de literatura
1.1 Definição: forma de arte, que tem como material de expressão a palavra.
1.2 Mímese: é considerada como imitação, recria a realidade. É a reprodução de sua capacidade de gerar, de criar.
1.3 Verossimilhança: é semelhante a verdade, ligação harmônica entre os elementos do texto para o entendimento.
1.4 Ficção: é o ato ou efeito de fingir, é uma criação da imaginação, uma invenção.
2. Drama: significa ação em grego e ao gênero dramático pertencem os textos, em poesia ou prosa, feitos para serem representados. Não há narrador e são encenados em teatros.
2.1 Modalidades: tragédia, comédia, tragicomédia, drama e auto e farsa;
2.2 Tragédia: é a representação de um fato trágico, capaz de provocar terror e compaixão. Para que ela ocorra é preciso que os personagens sejam ligados por laços de sangue, ou seja, sejam da mesma família e ocorra morte ou vingança. Esse gênero começou na Grécia, onde a encenação abordava cultos a divindades.
2.3 Comédia:
a) Definição: causa o riso, é inspirado em um fato cotidiano criticando os costumes.
b) 5 componentes da comédia: Crítica a sociedade, fato cotidiano, provocação do riso, interação com o público e a ridicularização de costumes e hábitos permitiam que a comédia alcançasse seu objetivo.
c) Por que a comédia foi considerado um gênero de aspectos negativos para as instituições?
Criticando a sociedade e seus costumes na época, foi vista como um gênero negativo, utilizando a sátira, o humor negro, a ironia, a linguagem de baixo calão, a vulgaridade, o disfarce, os quais são fatores que influenciaram essa visão.
2.4 Commedia dell’Arte: forma do teatro improvisado, onde as apresentações eram feitas nas ruas e praças. Os atores possuíam qualquer liberdade de criação.
2.5 Tragicomédia: misturam-se os elementos que provocam o riso com os trágicos. É uma tragédia mais calma com final feliz.
2.6 Farsa: pequena peça teatral que critica os comportamentos e costumes da sociedade.