Fichamento
Aluno: MARIA VALERIA BARRETO OLIVEIRA
Disciplina: Teoria da literatura II Data: 31/08/2012
Fichamento
Referência bibliográfica: SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Teoria da literatura. 10 ed. São Paulo: Ática, 2007.
Termo abordado no texto: Teoria da literatura. Retórica. Poética. Estética. Natureza sociológica. Natureza filológica. Ciência da literatura. Crítica literária.
Que disciplina estuda a literatura?
A origem da literatura foi muito importante para a civilização ocidental, hoje em dia ainda há questionamentos do tipo: Qual a disciplina que estuda a literatura? Com tudo isso, é relevante analisar a literatura no seu contexto histórico.
Há várias designações para a literatura as quais são: poética, história da literatura, crítica literária, ciência da literatura e teoria da literatura não constituindo sempre objeto de especificações.
Por outro lado, ainda é interessante ressaltar a retórica e a estética as quais configuram a própria literatura. A primeira se preocupa com a arte de persuadir em que a linguagem verbal se mescla com a linguagem literária, já a segunda faz parte da arte em geral em que engloba percepção, sensibilidade, e a inteligência enquanto arte. Ao falar na disciplina em si, a palavra literatura ganha adjetivos específicos como: literatura universal, literatura comparada, literatura brasileira, literatura portuguesa entre outras.
Ao falar na poética, na história da literatura, critica literária ciência da literatura, teoria da literatura, retórica, estética é relevante notar que cada uma delas constitui disciplinas a parte, todavia, todas se ocupam da literatura de uma forma peculiar.
Na atualidade o termo teoria da literatura chegou a ser interpretado como sinônimo de todos os tipos de literatura.
A teoria da literatura e seus (des) entendimentos
A priori, o termo teoria da literatura foi por Alexander Portebnia na obra: notas para uma teoria da literatura (1905) e por