Trabalho de imagética: análises de vasos ambientados na palaestra
1882 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEINSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA- GHT
DISCIPLINA: História e Imagética dos Vasos gregos
PROFESSOR: Alexandre Carneiro
Aluno:Thiago Faria Melo
Trabalho de imagética: Análises de Vasos ambientados na Palaestra
-Introdução:
O presente trabalho trata da análise de 5 imagens de vasos gregos , do período entre o final do arcaico e início do clássico e terá como temática a palaestra e sua importância nas relações entre os cidadãos gregos seja na área da educação,seja na da sedução com o homoerotismo.
A civilização grega sempre foi objeto de admiração da civilização ocidental por ser vista como uma de suas precursoras, há quem diga inclusive , que o ocidente teve seu começo na Grécia Antiga e tanto sua cultura literária como as obras dos grandes filósofos, poetas e dramaturgos quanto sua cultura material como ruínas de templos e demais construções foram e são exaustivamente estudados por historiadores, filósofos, antropólogos ,arqueólogos e demais ramos do conhecimento humano.
Recentemente houve uma grande aproximação entre historiadores, antropólogos ,arqueólogos e o restante das ciências humanas e sociais e com isso ocorreu o surgimento de novas abordagens e temáticas que até então eram ignoradas pelos pesquisadores.
Passaram assim, a se interessarem mais pelas ruínas de cidades,templos ,construções além, de cacos de cerâmica e restos de objetos do dia a dia dos gregos que passou a ser também objeto de pesquisa e interesse, com isso a conjunção de fontes escritas e da cultura material ampliou os horizontes de pesquisadores e estudiosos do imaginário e cotidiano gregos.
O trabalho a seguir se utilizará de cinco imagens pintadas em vasos e que apresentam um conjunto de signos que com a metodologia correta podem nos levar a novos caminhos sobre a vida na Poleís