Teoria cibernética e sistemas
TEORIA CIBERNETICA E SISTEMAS
MANAUS - AM
2014
ADALIO COSTA DE SOUZA
THIAGO NINA FRAZÃO
TEORIA CIBERNETICA E SISTEMAS
MANAUS - AM
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre Teoria Cibernética e Sistemas, mas concretamente relata sobre a origem, conceito, características e tipos. São objetivos desde trabalho é mostrar a profunda influência da tecnologia na moderna administração, proporcionar uma visão sistêmica das organizações. Está organizado 2 partes. Na parte 1, será abordada sobre a Teoria Cibernética. Na parte 2 será abordada sobre a Teoria de Sistemas. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns aperfeiçoados.
2. TEORIA DE CIBERNÉTICA
2.1. ORIGENS DA CIBERNÉTICA
A Cibernética é uma ciência relativamente jovem que foi assimilada pela informática e pela Tecnologia da Informação (T.I.). A Cibernética foi criada por Norbert Wiener* entre os anos de 1943-1947, na época em que Von Neuman e Morgenstern (1947) criavam a Teoria dos Jogos, Shannon e Weaver (1949) criavam a Teoria Matemática da Informação e Von Bertalanffy (1947) definia Teoria Geral dos Sistemas.
A Cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvimentos pelas outros. O seu foco está sinergia, conceito que veremos.
2.2. CONCEITO DE CIBERNÉTICA
Cibernética é uma tentativa de compreender a comunicação e o controle de máquinas, seres vivos e grupos sociais através de analogias com as máquinas eletrônicas (homeostasia servomecanismos, etc.). A comunicação torna os sistemas integrados e coerentes e o controle regula o seu comportamento. A Cibernética compreende os processos e sistemas de transformação da informação e sua concentração em processos físicos,