resumo da vida
A HISTÓRIA DA AUDITORIA E SUAS NOVAS TENDÊNCIAS: UM ENFOQUE
SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA
AUTORES
MARCELA SOARES PACHECO
Universidade de São Paulo marcela.sp@terra.com.br DENIS RENATO DE OLIVEIRA
Universidade de São Paulo denis.oliveira@usp.br FABRÍCIO LA GAMBA
Universidade de São Paulo fabriciogamba@terra.com.br RESUMO
A evolução visível nas transações entre entidades, provocada pelo advento da globalização, traz um novo papel para o processo de auditoria, principalmente depois dos recentes escândalos de grandes empresas, como o caso Enron, que forneceu informações contábeis distorcidas e irreais aos seus negociadores de ações. Ao resultar em grandes prejuízos para alguns acionistas, isto os leva a falta de confiança sobre a veracidade das informações divulgadas pelas empresas de um modo geral e cria certa instabilidade em relação à segurança nos negócios. O principal problema do estudo reside, então, na discussão mais profunda da auditoria no meio empresarial, bem como sua inter-relação com o processo de Governança
Corporativa. Deste modo, o objetivo é discorrer sobre a evolução histórica da auditoria até seu contexto atual, explicitando os tipos, evidenciando suas formas de apresentação (interna e externa) e por fim, apresentando as suas novas tendências, focando o surgimento bem como a importância do processo de Governança Corporativa. Para isso, utilizou-se do método de pesquisa bibliográfica para, a partir daí, tecer algumas considerações no âmbito da transparência e da prestação fidedigna de contas nos demonstrativos contábeis, com o intuito de fornecer confiabilidade.
ABSTRACT
The visible evolution in the transactions between entities, provoked for the advent of the globalization, brings a new paper for the process of auditorship, mainly after the recent scandals of great companies, as the Enron case, that supplied countable information distorted and unreal to its negotiators of action.