trabalho
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
1º PERÍODO DE PEDAGOGIA
08/04/2014
NATASHA SOUZA MATOS
KÉTILA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LUIZ FERNANDO NOVOA GARZON
1. Desencaixe Espaço/Tempo
Por desencaixe se refere ao “deslocamento” das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação através de extensões indefinidas de tempo-espaço.
As instituições desencaixadas dilatam amplamente o escopo (objetivo) do distanciamento tempo-espaço e, para ter este efeito, dependem da coordenação através do tempo e do espaço. Este fenômeno serve para abrir múltiplas possibilidades de mudança liberando das restrições e dos hábitos e das práticas locais.
Temos dois tipos de mecanismo de desencaixe: Fichas simbólicas (ex.: dinheiro) e Sistemas peritos (excelência técnica ou competência profissional).
Em relação ao filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, o desencaixe espaço-tempo ocorre na cena em que a cidade começa a andar no ritmo da música do dançarino NIJINSKI (1890-1950). Tudo é muito rápido, a cidade não cheira mais a cavalo, surge os automóveis, o metrô, as linhas telefônicas, as garotas trocam o corpete pela máquina de escrever, começa a revolução industrial.
2. Sistema Perito/Confiança Cega
Sistemas Peritos se refere a sistemas de excelência técnica ou competência profissional que organizam grandes áreas dos ambientes material e social em que vivemos hoje. Como por exemplo, as pessoas leigas em algumas áreas procuram “profissionais” – advogados, arquitetos, médicos, etc – de modo periódico ou irregular e depositam confiança nos mesmos. Neste, podemos citar a cena em que o Alfaiate M. Reisfeldt tinha o objetivo de poder voar com o auxílio de roupas criadas por ele, porém a confiança nas suas ideologias o levou a morte.
3. Reflexividade
Consiste no fato de que as práticas sociais são constantemente examinadas e reformadas à luz de informação renovada sobre estas próprias práticas,