informatica
Modulo I
Professor: Fabrizio Leandro Fonseca Fiscina
Atividade em dupla
Alunas:
Girlene Silva de Jesus
Jessica Lopes
Hackers Criminosos e Anjos
O documentário fala sobre o crime cibernético, um dos hackers citados no filme é o Capitão Zap, ele fez um feito que beneficiou muita gente, vasculhando o lixo da empresa AT&T a telefonia dos EUA, que conseguiu entrar no sistema, alterando o fuso horário dessa empresa em pelo menos 12 horas de atraso, onde milhões de americanos economizaram na sua conta telefônica. Causando muitos prejuízos, a descoberta só ocorreu após 18 meses com a chegada dos boletos de cobrança telefônica.
Outro hacker que destaca é o KP, tem costume de usar uma mascara, teme que a polícia inglesa queira falar sobre um ataque a uma empresa de celulares, foi além que o capitão zap, aumentando a conta de seus desafetos, pessoas com quem brigou naquela época, fazendo alterações nas contas, bloqueando telefone, adicionando numero a lista negra.
A explosão de crimes online obrigou a polícia de Nova York, a aumentar o pelotão contra crimes de computador. Outra atividade de Hackers aparentemente muito comum, os hackers éticos. Conhecido como o Time dos Tigres, esses hackers são contratados por grandes empresas, especialmente por instituições financeiras e se passam por funcionários do departamento de TI para convencer os funcionários da empresa a fornecerem dados que possam ser usados para acessar o sistema da empresa, como senha, login. No mundo dos hackers existe ética e cultura, para as pessoas que quebram a segurança de sistemas, roubam senhas, alteraram softwares somente para fins pessoais é chamado de "Cracker". O Hacker ético é um jeito limpo de ganhar a vida. o antropólogo Eric Raymond autodenominado “antropólogo dos hackers” deu uma nova definição para esse tipo de hackers, ou seja, hackers do mal são chamados de Crackers. Eric Raymond, que não invadia nenhum sistema