Informática
TÉCNICO DE INFORMÁTICA
ALLEF FRAZÃO SANTANA
INFORMÁTICA
BRASÍLIA, DF
SETEMBRO/2014
ALLEF FRAZÃO SANTANA
INFORMÁTICA
Dissertação apresentada a Escola Técnica de Brasília
(ETB), como parte dos conhecimentos adquiridos no curso de Técnico de Informática, para apresentação em aula.
Orientador: Ozias
BRASÍLIA, DF
SETEMBRO/2014
Introdução
Em um mundo cada vez mais globalizado, acabamos não percebendo que adotamos termos simples mais que na verdade não sabemos o real significado dos mesmos, estando cada vez mais ignorando o conhecimento simples e avançando cada vez mais rápido no conhecimento.
Tendo esse problema em mente, este trabalho visa levantar o seguinte questionamento: Sabemos realmente o que usamos todos os dias?
Com base nesse questionamento, este trabalho visa por meio de teorias e fatos, explicar sobre um assunto que julgamos conhecer mas que na verdade conhecemos muito pouco: A informática.
1. A Informática
A informática é puramente um conceito, visto que não podemos tocar a informática e muito menos usá-la, mas bem perto disso, qualquer circuito que visa armazenar, transmitir e processar informações e visto como informática. Logo, com esse primeiro conceito básico, o primeiro instrumento a receber a alcunha de um produto relacionado à informática foi o computador. Em sua origem, o computador se resumia a uma caixa que se utilizava de argumentos lógicos e realizava operações baseadas nas informações recebidas.
Se fossemos recorrer a uma máquina do tempo para alertar ou apenas conversar com o inventor do primeiro periférico (Ou instrumento de informática), ele ficaria completamente surpreso, pois em um mundo que até então existiam apenas circuitos elétricos, a inserção de circuitos lógicos entre os engenheiros não foi vista de forma normal, muito pelo contrário, muitos diziam que a inserção da capacidade de ler informações externas, era um retrocesso e que circuitos