graduação
Devemos considerar o projeto de pesquisa como um plano de sua pesquisa, de algo que você quer fazer. O projeto possui alguns passos importantes:
1) Formular um tema que tenha um critério de relevância;
2) O projeto tem que ser original. Se nunca foi estudado, é preciso verificar porque o tema tem importância de estudo. Estudar o tema só porque ele nunca foi estudado não é justificativa.
3) O tema não deve ser muito ambicioso. Só no doutorado deve-se ter uma maior ambição. A contribuição da monografia deve ser modesta mas importante. Não se estuda, por exemplo, todo o governo João Goulart, mas fatos que ocorreram nele, como o golpe de 64 ou a revolta dos marinheiros.
4) A pesquisa tem que ser viável, isto é, bibliografia disponível e material que seja viável (computadores, fontes históricas, etc.)
5) É muito importante que você goste do tema de pesquisa. A confecção do projeto de pesquisa obedece uma série de etapas, que serão agora descritas.
1) Introdução (optativa): É onde você desenvolve o tema, dá o panorama, o contexto do tema. Exemplo: se você discute a revolta dos marinheiros, dá o panorama do governo João Goulart. É uma discussão breve.
2) Formulação e justificativa (obrigatório): Ao escrevermos estes três itens, precisamos ser objetivos. O projeto não é necessariamente uma peça literária, mas deve ser escrito com um certo estilo. A formulação pode ser escrita em um parágrafo e deve deixar de forma bem clara o que você quer fazer, dizendo com clareza qual é o tema. A justificativa tem que dar um critério de relevância, originalidade, etc. Aqui você precisa dizer por que a pesquisa é importante. A justificativa é um elemento chave no trabalho. Não há uma regra específica para justificativa, depende muito da natureza de seu trabalho. É necessário que você faça uma problematização de seu tema. Exemplo: a revolta dos marinheiros foi um elemento chave na queda de João Goulart; ou então, como um exército de 600