Lab circuitos
Prof. Denivaldo Lopes
Guia de Laboratório I
Parte I – Circuitos Combinacionais
Objetivo
Estudar, ensaiar e montar circuitos combinacionais
Conhecimentos a serem desenvolvidos
Funções e portas lógicas, tabela da verdade, processo de minimização de expressões boleanas (álgebra de Boole e mapas de Karnaugh), construção de circuitos combinacionais (codificadores/decodificadores e outros).
Atividades
1. Elabore um circuito combinacional que implemente um semáforo para duas ruas. Este semáforo deve obedecer as seguintes características:
Quando houver carros transitando somente na rua B, o semáforo 2 deverá permanecer verde para que os carros possam trafegar.
Quando houver carros transitando somente na Rua A, o semáforo 1 deverá permanecer verde pelo mesmo motivo.
Quando houver carros transitando nas Ruas A e B, o semáforo 1 deve ser verde, pois tem preferência.
Monte o circuito combinacional no Labview e, depois, implante no FPGA. Em seguida teste o circuito no FPGA, comparando-o com a tabela da verdade.
2. Elabore um circuito lógico para encher ou esvaziar um tanque industrial por meio de duas eletroválvulas, sendo uma para a entrada do líquido e outra para o escoamento de saída. O circuito lógico, através da informação de um sensor de nível máximo no tanque e de um botão interruptor de duas posições, deve atuar nas eletroválvulas para encher o tanque totalmente (botão ativado) ou, ainda, esvaziá-lo totalmente (botão desativado).
Monte o circuito combinacional no Labview e, depois, implante no FPGA. Em seguida teste o circuito no FPGA, comparando-o com a tabela da verdade.
3. Elabore um circuito lógico que selecione prioritariamente o job de impressão de um banco. A prioridade é dada da seguinte maneira:
a. Gerente: Prioridade 1 (maior prioridade)
b. Tesoureiro ou Fiscal: Prioridade 2
c. Agente de relacionamento com o cliente: Prioridade de 3
d. Caixa: Prioridade 4 (menor prioridade)