A informatica
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA
Carlete Pereira Edimayra Kardiele Lima Feitosa
Railton da Conceição
Simone da Silva Castro
RESUMO
Este artigo se baseia na formação do profissional de informática em educação no município de Coroatá-MA, visando pesquisar como se dá a formação dos mesmos, quais as dificuldades encontradas pelos que já aderiram uma formação na área de informática e os que estão aderindo e se o município dispõe de algum projeto para que futuramente possa disponibilizar cursos de formação na área.
PALAVRAS-CHAVE
Informática, Formação profissional e Educação
1 INTRODUÇÃO
O mercado da área de informática é vivo, ou seja, está constantemente crescendo e mudando de foco. Devido essa mudança, o profissional precisa está sempre se aperfeiçoando, em busca de novos conhecimentos.
A formação técnica ou superior não garante conhecimento, nem tão pouco avalia um profissional. Serve sim como uma importante ferramenta no seu desenvolvimento. Ser um "profissional de informática" é algo muito relativo e complexo, pois a informática é interdisciplinar, ou seja, abrange vários setores, várias disciplinas, os quais exigem grande conhecimento e domínio de ferramentas. Na maioria das vezes, ter um diploma de curso superior ou até mesmo uma pós-graduação não significa que se tem o conhecimento completo da área em que se forma. Ao contrário, uma pessoa que se mantém atualizada quanto às tendências de mercado e às novas tecnologias, possui igual ou maior conhecimento do que um profissional com vários anos de formação.
Nesse sentido o profissional de informática assim como de outras áreas, precisam estar atentos às atualidades que vem ocorrendo no século XXI. Pois vivemos a Era Digital ou Era da Tecnologia da Informação, que responde por oportunidades de trabalho, desenvolvimento de carreiras e novas formas de negócios.
A formação de profissional