Obras de emile dukheim
O Artigo primeiro da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, diz: "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum".
O Artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade".
Foi também na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que o lema da República Francesa se inspirou: "liberdade, Esta Declaração institucionalizou os seguintes princípios: * a liberdade individual como um direito natural, inviolável e imprescritível. A liberdade de opinião e a liberdade de imprensa ficam consagradas. As grandes máximas são as seguintes: "Todos os homens nascem e permanecem livres"; "fazer tudo o que não prejudique outrem"; * o direito à propriedade, à segurança e a resistência à opressão são outros direitos naturais; * a igualdade, sobretudo a igualdade perante a lei: "Os homens nascem iguais..." igualdade, fraternidade
2. DIREITOS HUMANOS: CONTEXTUALIZAÇÃO ACERCA DOS DIREITOS NATURAIS E SIGNIFICADO CONTEMPORÂNEO
2.1 História dos Direitos do Homem
Uma longa caminhada histórica acompanha os direitos do homem, que surgiram no século XVIII em meio a uma defesa dos direitos naturais pelo cristianismo. A muito era defendida a idéia de direitos inerentes ao homem, o que pode ser observado desde a Idade Média quando o cristianismo afirma a defesa da mesma dignidade entre os homens e é desenvolvida a teoria dos direitos naturais.
Em 1776, Thomas Jefferson escreveu a Declaração