cibernética
A cibernética foi desenvolvida por Nobert Wiener em 1943, um matemático que considerou a cibernética como área interdisciplinar. Os primeiros trabalhos de Nobert sobre computadores e neurologia o levaram a conclusão de que padrões de comportamento de controles giram em torno da comunicação.
A cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar destinada a estabelecer relações entre diversas ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma ciência e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas demais.
Numa relação com mais pontos positivos, as variáveis aumentos e diminuem simultaneamente. Por exemplo uma cidade onde sua população aumenta e a modernização aumenta no mesmo ritmo. Já em relações negativas, ocorre o inverso.
A cibernética é uma área onde a Teoria Geral dos Sistemas tem muita importância.
Na cibernética conceitos de controle, regulação e feedback fornecem explicação para um sistema em torno de sua totalidade, sem pode ser entendido apenas por seus sub-sistemas.
Embora estes conceitos tenham se originado no campo da fisiologia, engenharia e matemática, eles influenciam as ciências do comportamento.
No inicio a cibernética dedicou-se a criação de máquinas de comportamento auto-regulável, semelhante ao comportamento do homem ou do animal (como o robô, o computador eletrônico, piloto automático, etc.)
Teve seu inicio durante a 1º guerra mundial, com o objetivo de desenvolver programas p ajudar
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
CIBERNETICA
Breve relatório histórico – a cibernética foi criada entre os anos de 1943 e 1949, pelo matemático Nobert, surgindo como uma ciência interdisciplinar com intuito de relacionar as ciências
Definição –cibernetica é Disciplina voltada ao estudo dos processos que envolvem interdependências entre mecanismos, voltada principalmente para a autorregulação advinda do processo de retroalimentação