O que é Literatura? [Resumo] por Zappone.
Durante esta época, a "literatura" era restrita a uma minoria capaz de ler e ter feito leituras, tendo por base o conhecimento, a erudição e a ciência. Por isso ela estava entrelaçada, sobretudo, com vários ramos do saber. No século XV, os materiais, de escritos, passaram a ser impressos, mas ainda com o número restrito de pessoas capazes de ler. Logo foi-se atribuído que literatura era atributo às classes privilegiadas.
A literatura, portanto, tornou-se uma categoria mais ampla e abrangente do que “poesia'”, que por sua vez, havia assumido, através dela, uma característica de "composição de cunho imaginativo", que se referiu exclusivamente às obras metrificadas e depois, também, às escritas e impressas.
O Dictionaraire philosophique de Voltaire, mostrava fatores que impediam pessoas de obter uma definição do termo. No século XVIII se houveram registros das premissas mudanças do uso da palavra literatura como "conhecimento", "saber", "erudição" a um uso, agora, diferente. O termo foi relacionado ao ideal de "gosto" ou "sensibilidade", apesar de permanecerem restos dos de antes. Segundo Aguiar e Silva (1988), a partir das últimas três décadas do século XVIII e de forma crescente, o termo literatura vai incorporando o sentido de fenômeno estético e de produção artística. E nessa mesma época surgem, a partir da composição das primeiras histórias da literatura, as primeiras literaturas nacionais em diferentes países.
É