arianismo
Arianismo é uma heresia que foi fundada no século IV, por um presbítero de Alexandria chamado Ario. Esta heresia surgiu em um contexto onde a igreja ainda estava em processo de discussão de suas doutrinas,e uma das mais discutidas era a existência da Trindade.
Em sua heresia, Ario negava a divindade de Jesus. Reconhecia que Jesus era o Filho Deus, o Cristo prometido para salvação do mundo e um ser superior aos homens, porém um ser criado por Deus, e não o próprio Verbo que já existia antes da criação do mundo. Assim Deus Pai era maior que o Filho, rebaixando Jesus como simples criatura.
Esta heresia foi duramente condenada no concílio de Nicéia em 325 ,por não desenvolverem uma terminologia cristã adequada e suficientemente explicativa, após um século aproximadamente de discussões o Arianismo foi declarado pela igreja uma heresia.
Santo Atanásio de Alexandria, considerado Doutor da Igreja Católica, foi o principal e mais corajoso combatente da heresia cristã presente no Arianismo. Sua defesa da divindade de Jesus se resume na seguinte frase: “Deus é Pai apenas porque é o Pai do Filho. Assim o Filho não teria tido começo e o Pai estaria com o Filho eternamente. Portanto, o Filho seria o filho eterno do Pai, e o Pai, o Pai eterno do Filho.”
Docetismo O Docetismo não teve em si um fundador ou uma data certa de surgimento. Esta heresia se levantou, quando algumas pessoas da segunda e terceira gerações de cristãos começaram a ter dúvidas sobre a humanidade e divindade de Crsito, quando a maioria das testemunhas oculares de Jesus já haviam morrido. É nesse tempo que João escreve sua carta para confirmar e esclarecer a total divindade e humanidade de Cristo, começando sua carta afirmando: " E no príncipio Era o Verbo e o Verbo estava com Deus."
Alguns cristãos com raízes gregas, começaram a questinar a divindade e humanidade de Cristo, por causa do pensamento platônico que afirmava que o espírito era o mais importante.Em consequência a este