PESQUISA SIMPLES
Contagem
2014
PESQUISA SIMPLES: EBIONISMO, DOCETIMO, GNOSTICISMO, ARIANISMO, DONATISMO E PELAGIANISMO
Trabalho apresentado como exigência da disciplina Seitas e Apologética II, Bacharel em Teologia – turno noturno.
Contagem
2014
Data: 10 de Setembro de 2014
PESQUISA SIMPLES: EBIONISMO, DOCETIMO, GNOSTICISMO, ARIANISMO, DONATISMO E PELAGIANISMO
Ebionismo: os cristãos judaicos do II século que defendiam a Lei de Moises, e viam na pessoa de Jesus um novo Moises, que restauraria a Lei. Monoteístas, acreditava em um único Deus, Jeová, e que Jesus, ao ser batizado, recebeu o Espírito Santo e tornando-se Filho de Deus, mas não um Deus. Ele foi colocado no mesmo nível dos profetas do Antigo Testamento. Não reconhecinham o nascimento virginal de Jesus. Eles não reconheciam o apostolado de Paulo, sendo oponentes dos seus ensinamentos. Esse pensamento foi desaparecendo, pois a igreja não concordava com essa nova heterodoxia.
Docetismo: movimento que aparece no final do I século, sendo combatido por João, o Apóstolo. Alguns cristãos de origem grega, tiveram dúvida sobre o que foi ensinado a respeito de Jesus, duvidando do corpo físico e crendo na divindade de Cristo. O corpo físico era uma prisão, portanto o corpo de Jesus parecia Humano, mas não era. Sua essência era pura e santa, seu sofrimento e os aspectos humanos eram imaginários. Esse movimento, esse tipo de pensamento, acreditava na virgindade de Maria e no mistério da encarnação de Jesus.
Gnosticismo: gnose (conhecimento) é a “crença na salvação pelo conhecimento”, apareceu nos séculos II e III, provavelmente oriunda da Ásia Menor, e filosofias pagas da Babilónia, Egito, Síria e Grécia. Foi combatida por Paulo, João e Pedro. Ensinava uma cosmo visão dualista, de um Deus imperfeito (mau) que criou o mundo cheio de dor e sofrimento e um Deus bom